Curadoria

Curadoria 2014 - 2015 - 2016

My Image

Alexandre Dias Ramos

Considero a comemoração dos 10 anos do BRAFFTV como um rito de passagem, e os filmes selecionados desse ano tratam de diferentes formas desse rito. Durante esses 10 anos, acompanhamos juntos as fortes transformações que o Brasil também passou, com destaque a um desenvolvimento técnico cinematográfico extraordinário e, principalmente, com a produção de um cinema menos centralizado, mais diverso e mais potente. Os filmes da edição desse ano falam muito de alegria, morte, desilusão e superação. Mostram do que o nosso povo é capaz de realizar e, nesse sentido, o ponto mais forte em comum entre eles é o da resiliência. Outro aspecto importante esse ano é um certo toque de surrealismo, uma espécie de ficção aumentada. Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.


Alexandre Dias é Curador e editor de arte, formado em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), especialista em Arte-Educação pelo NACE-USP e em Museologia pelo Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC-USP). Mestre em Sociologia da Cultura pela FEUSP, doutor em História, Teoria e Crítica da Arte pelo Instituto de Artes da UFRGS. É membro do Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura (GEIFEC-USP). É autor do livro Mídia e Arte: aberturas contemporâneas (2006) e organizador dos livros Metamorfopsia da Educação: hiatos de uma aprendizagem real (2002) e Sobre o Ofício do Curador (2010). Produziu e dirigiu curta-metragens e produziu mostras de filmes experimentais.

Curadoria 2011 - 2013

Hudson Moura 

Professor e pesquisador de cinema. Doutor em Literatura e Cinema pela Universitá de Montreal com pós-doutoramento em Cinema Intercultural pela School for the Contemporary Arts, Simon Fraser University em Vancouver, no Canadá. Ministra cursos de Cinema na Ryerson University e OCAD University, em Toronto. Escreve e publica suas pesquisas em inglês, francês e português. Tem artigos publicados em livros (Global Media, Culture and Identity; Global Media Convergence and Cultural Transformation; Cinema, Globalização e Interculturalidade; Montage des Identités; Les Cultural Studies; e Cultural Mobilities), e nas revistas (Senses of Cinema, CINEMAS, Visio, Sinopse, Devires, Canadart, Interfaces, Revue du Gresec, e Cineteca México). Recentemente organizou uma edição especial sobre o cinema contemporâneo brasileiro para a revista CINEMAS, de Montreal. Fundador e coeditor da revista online Intermídias. Realizou os documentários “Na teia de Orides” e “Os Arquivos Secretos de Amylton de Almeida”. Foi responsável pelo Comitê de Seleção do Festival Internacional da Diáspora de Toronto.

My Image

Curadoria 2007 - 2010

Celso Sabadin

Jornalista pela Cásper Líbero e Publicitário pela ESPM, Celso Sabadin, iniciou sua carreira como crítico cinematográfico em 1979. Atuou em vários veículos, entre eles, a Rádio CBN, Rádio Eldorado, Folha da Tarde, Jornal do Vídeo, revistas Claúdia, Vídeo Mercado, Afinal, Vídeo Business, Íris Foto e Vídeo News. Produziu e apresentou programas sobre trilhas musicais de Cinema nas rádios, USP, Brasil 2000 e 89FM. Foi durante 12 anos apresentador, roteirista e crítico de cinema na Rede Bandeirantes de Televisão, Band News e Canal 21. Realizou a cobertura jornalística de mais de 50 festivais de Cinema nacionais e internacionais. Realizou a produção e a Curadoria da Mostra Cine Santander Espaça e do 1º Festival Cinema do Coração. Membro da Associação Paulista dos Críticos de Arte – APCA, e Patrono do Instituto Brasileiro de Arte e Cultura no segmento de Cinema – IBAC. Autor dos livros “Vocês Ainda Não Ouviram Nada”, “A Barulhenta História do Cinema Mudo”e “Éramos Apenas Paulistas”, uma biografia do cineasta Francisco Ramalho Jr. É crítico de cinema da Rádio Bandeirantes, dos sites Cineclick, 100% Vídeo, Planeta Tela e da Revista de Cinema.

My Image
My Image
My Image